O SONO (ou a falta dele), certamente, é um dos maiores problemas vivenciados pelo motorista caminhoneiro, atualmente. Horas a fio atrás do volante, em condições, às vezes, degradantes, caminhoneiros são vítimas e causadores de acidentes, pela privação do sono, o que, na grande maioria dos casos está relacionado ao excessivo número de horas ao volante, com pouquíssimas horas de descanso, associadas à má- alimentação. Estudos apontam que cerca de 23% dos caminhoneiros já sofreram algum tipo de acidente, causado pela deficiência ou privação do sono.
Longas viagens e intermináveis dias fora de casa, fazem com que os trabalhadores ignorem problemas de saúde, não visitem o médico ou, sequer, realizem exames básicos, recomendados para prevenção de doenças.
Muitos chegam a dirigir 18 horas por dia sem parar para se alimentar ou descansar, mantendo-se alertas com o auxílio de medicamentos, colocando em risco suas vidas e a vida de outras pessoas.
A única maneira de brigar com o sono é, realmente, dormindo. Exercícios físicos, boa alimentação e uma jornada adequada de trabalho, com pausas suficientes para o descanso necessário podem trazer qualidade de vida e evitar acidente. Algumas dicas são importantes:
– Durma pelo menos 7 horas seguidas por dia. Se, de fato, for impossível cumprir essas horas, faça pausas para “cochilos” de pelo menos 40 minutos quando se sentir com sono ou, de qualquer forma, mais cansado que o habitual. É importante notar os sinais do corpo, como falta de atenção e lentidão nos reflexos;
– Faça refeições leves durante a noite;
– Tenha uma rotina na hora de dormir, evitando aparelhos eletrônicos e outras distrações;
– Procure dormir em lugares conhecidos e que possibilitem sensação de segurança. Essa é a única maneira de relaxar de verdade;
– Muito cuidado com a claridade. Verifique a vedação das janelas do caminhão para que o ambiente fique o mais escuro e tranquilo possível;
Importante: a falta de sono ao longo prazo pode prejudicar seu vigor físico, causando envelhecimento precoce, perda de memória, tendência ao desenvolvimento de diabetes, obesidade, doenças cardiovasculares e gastrointestinais. Tenha a sua saúde e segurança em primeiro lugar e faça viagens mais produtivas, com menos riscos. Ao médio e longo prazos os resultados são extremamente mais satisfatórios.
Se estiver em sobrecarga de trabalho, em especial, sem os devidos pagamentos pela jornada extra, procure um ADVOGADO especialista.
QUER SABER MAIS? CLIQUE NO BOTÃO AMARELO E NOSSA EQUIPE ENTRARÁ EM CONTATO COM VOCÊ!