Lastreados na experiência, elencamos as 5 principais atitudes que fazem empresas “campeãs” em reclamações trabalhistas.
Ironias à parte, importante lembrar que uma reclamação trabalhista pode significar que sua empresa NÃO está cumprindo a legislação trabalhista e gerar, consequentemente, obrigação de reparação. Não raras as vezes, grandes reclamações trabalhistas tem sido motivo de “quebra” de muitas empresas. Assim, todo o cuidado ainda será pouco.
– Não medem o risco em cada passo:
Passa pelo cotidiano de todo empresário a tomada de decisões, muitas vezes, significando riscos de toda ordem, e, especialmente, financeiros. Não se atentar para tais riscos, maximizando perdas, pode, eventualmente, fazer com que a empresa negligencie direitos trabalhistas, situação em que, certamente, responderá judicialmente.
Analise cada passo!
– Não contratam empregados qualificados:
A qualificação para a função é, ou deveria ser, premissa básica em qualquer contratação, mas, de fato, essa não é a regra. Muitas empresas contratam mal e, por consequência, demitem com muita rapidez, empregados que, na maior parte das vezes, deixam muitos prejuízos. A contratação de empregados qualificados para as funções reduz muito o Turn over da empresa e, consequentemente o número de reclamações trabalhistas.
Contrate bem e contrate apenas uma vez. Contrate devagar e demita rápido!
– Não valorizam seus empregados:
Não basta cumprir a legislação trabalhista. Os empregados são seres humanos e, como todos, querem atenção, valorização e, por que não dizer, amor. Os empresários que valorizam bons empregados, pagando salários condizentes com as funções, cumprindo a legislação trabalhista e estimulando os colaboradores a serem cada dia, melhores, colhem bons frutos em relação à produtividade e, consequentemente, reduzem o passivo trabalhista.
Entendam: todos querem ser reconhecidos!
– Não têm um bom setor contábil:
Para que as empresas possam bem cumprir a legislação trabalhista, sob o ponto de vista da contabilidade, necessárias inúmeras implantações de rotinas e documentos, o que somente é possível por meio de um bom serviço de contabilidade. Não são raras as reclamações trabalhistas em que as empresas são condenadas, simplesmente, por não apresentarem documentos de forma organizada e/ou equivocados e incompletos.
A organização da sua empresa também passa pelo contador. Valorize-o!
– Não tem um bom serviço de assessoria preventiva feito por um ADVOGADO ESPECIALIZADO TRABALHISTA:
Prevenir é muito melhor que remediar! Neste sentido, relembramos que, sem um bom serviço de assessoria jurídica (trabalhista) preventiva, certamente as empresas terão que administrar um grande PASSIVO TRABALHISTA.
O ADVOGADO TRABALHISTA orientará a empresa no cumprimento da legislação, no melhor aproveitamento dos recursos humanos e, por consequência, na diminuição das demandas trabalhistas. Já existindo a demanda, o ADVOGADO TRABALHISTA poderá adotar as melhores estratégias, não apenas para o processo em específico, mas, para a empresa como um todo, evitando futuras reclamações e, consequentemente, aumentando a lucratividade. Trata-se de um CICLO VIRTUOSO, onde a prevenção gera bons resultados nas reclamações e a boa estratégia na condução das ações gera boas práticas na prevenção.
Se você acha caro um BOM serviço de assessoria jurídica TRABALHISTA, experimente conduzir sozinho sua empresa.
Inúmeras ações, positivas e negativas, podem melhorar ou piorar os resultados das empresas. Objetivamos, com esse pequeno texto, contribuir com o dia a dia dos empresários, tornando mais fácil a condução de seus empreendimentos.
FICOU CURIOSO? QUER SABER MAIS? CLIQUE NO BOTÃO AMARELO, ABAIXO E NOSSA EQUIPE FARÁ CONTATO!